CIRCUITO
DE MUSEUS
De acordo com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), museus são casas guardiãs de
sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo por meio de
imagens, cores, sons e formas.
Dessa maneira, os museus são pontes,
portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas
diferentes. O termo inclui acervos vivos como jardins zoológicos, botânicos e
parques ecológicos.
Embora inspiradora, a definição
parece não representar a visão que permeia o imaginário de grande parte de
nossas crianças e adolescentes, que inclusive utilizam a palavra como sinônimo
do que é velho ou antiquado.
Pensando na riqueza e na pluralidade
dos espaços que a cidade de São Paulo possui – aliadas às excelentes exposições
temporárias oferecidas neste semestre –, apresentamos o projeto Circuito de Museus. Selecionamos os museus mais
relevantes da capital e estruturamos visitas com foco em mostras provisórias de
grande relevância que desembarcam em São Paulo.
O Masp (Museu de Arte de São Paulo), por exemplo, recebe joias,
afrescos e esculturas vindas do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi e de outras coleções italianos para Roma – A Vida e os Imperadores. As peças, saídas pela primeira vez
da Itália, se referem a um dos períodos mais intensos da civilização romana, o
fim da República e a instituição do Império.
Já o Museu da Língua Portuguesa,
por sua vez, dá sequência à sua
série de bem-sucedidas mostras sobre grandes autores do nosso idioma. O espaço
ao lado da Estação da Luz, que já homenageou a obra de Fernando Pessoa, João Guimarães Rosa e Machado de Assis, realiza, nos primeiros meses de
2012, a exposição Jorge, Amado e Universal, sobre o escritor baiano Jorge Amado. Nas visitas, os educadores da
Diverte Cultural, além de promover o contato
dos visitantes com os acervos específicos de cada local, desenvolvem assuntos
correlacionados, como memória, patrimônio, identidade, conservação, construção
da história e intencionalidade, entre outros. Sempre considerando a faixa
etária e repertório prévio de cada grupo. Veja abaixo algumas sugestões
elaboradas por nossos profissionais.
ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS
Com exposições temporárias programadas |
|
MASP
Museu de Arte de São Paulo |
Roma – A Vida e
os Imperadores
|
Museu Afro Brasil
|
O Sertão: da
Caatinga, dos Santos,
dos Beatos e dos
Cabras da Peste.
|
Museu da Língua
Portuguesa
|
Jorge, Amado e
Universal
|
Museu do Futebol
|
Vestiário
|
Museu Paulista
(do Ipiranga) |
O Morar
Paulistano
|
Pinacoteca do
Estado de São Paulo
|
Alberto
Giacometti
|
ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS
Acervos Permanentes |
Espaço Catavento
Cultural
|
Jardim Botânico
|
Memorial da
Resistência
|
Museu de Arte
Sacra
|
Parque da
Cantareira – Núcleo Engordador
|
Parque da
Cantareira – Núcleo Pedra Grande
|
Caminhos do mar
Estrada velha de Santos
São oito quilômetros de descida em
meio a Mata Atlântica.
Localizado no Parque Estadual da
Serra do Mar, o Caminhos do Mar mistura ecoturismo com história, levando os
alunos a conhecer detalhes de uma das mais ricas biodiversidades do planeta - a
mata atlântica - sem deixar de lado passagens marcantes da história brasileira
e um rico patrimônio arquitetônico destacado por monumentos datados de 1922.
Os atrativos principais são a Estrada
Velha de Santos, passando por monumentos históricos como o Rancho da Maioridade
e a Calçada Lorena de 1792. Um dos chamados Caminhos do mar de São Paulo, foi
aberta, ao final do século XVIII, em função das precárias condições do Caminho
do Padre José de Anchieta, que inviabilizavam o transporte do açúcar e demais
gêneros do planalto de Piratininga, pela Serra do Mar, até ao porto de Santos,
no litoral.
Desse modo, em 1790 iniciou-se uma
nova via, calçada de pedras, por determinação do governador da capitania de São
Paulo, Bernardo José Maria de Lorena. As obras ficaram a cargo do Brigadeiro
João da Costa Ferreira, engenheiro da Real Academia Militar de Lisboa.
Concluída em 1792, estendia-se por 50 km, reduzindo em cerca de 20% o percurso
entre Santos e São Paulo de Piratininga.
É considerada uma das maiores obras
da engenharia na colônia, à época, uma vez que transpor os mais de 700 metros
de desnível representados pela serra do Mar, numa região de mata densa e altos
índices pluviométricos, foi um desafio que, para ser vencido, exigiu de seus
construtores a adoção de técnicas ainda inéditas na Capitania de São Paulo. A
pedra foi utilizada na pavimentação, na construção de muros de arrimo e de
proteção junto aos despenhadeiros e nos canais pluviais da Calçada. Nas curvas
do trecho de serra, caixas de dissipação desviavam para fora da via as águas
conduzidas pelos canais pluviais.
Disciplinas Envolvidas:
·
Geografia
·
Matemática
·
Biologia
·
Educação
Ambiental
·
Educação
Física
Temas abordados:
·
Histórico
dos antigos caminhos pela serra
·
Colonização
do Estado de São Paulo
·
Características
e diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica.
·
Situação
atual da Mata Atlântica e necessidade de conservação.
·
Meio
ambiente e sociedade, desmatamento.
·
Bioma
Mata Atlântica e seus ecossistemas associados
·
A
importância da integração entre o homem e a natureza.
·
Relevância
da preservação das florestas, nascentes, rios e importância da água para todo
ser vivo.
·
Ciclo da
água.
·
Conscientização
e sensibilização dos alunos para a relevância da conservação do meio ambiente.
Faixa Etária Recomendada: Fundamental II e Ensino Médio.
O “Caminhos
do Mar” oferece duas opções de visita:
Roteiro histórico: O percurso de 8 Km começa no alto da
Serra do Mar, é realizado a pé pela estrada Velha de Santos, em meio à Mata
Atlântica, passando por nascentes, cachoeiras e pelos monumentos históricos
construídos em 1922, chegando até o Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão. Durante
a caminhada é observada a Mata Atlântica e sua diversidade de fauna e flora.
Duração: 4 horas.
Duração: 4 horas.
Roteiro energético: visita a Usina Hidrelétrica de Henry
Borden (externa e subterrânea), construída no século passado e ainda em
operação.
Duração: 3 horas
ROTEIRO DOS BANDEIRANTES
Essa é uma viagem pelo interior e
pela história de São Paulo.
O Roteiro dos Bandeirantes é o
traçado por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de
Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional.
As cidades do Roteiro são um pólo de
referência histórico-cultural para todo Brasil. São museus, fazendas, trilhas e
caminhos dignos de serem explorados por novos desbravadores.
A viagem é uma excelente oportunidade
para o aluno se aprofundar na história do Brasil, pisando nas mesmas terras por
onde passaram personagens como Bartolomeu Bueno da Silva – O Anhanguera e
Fernão Dias Paes Leme, o Caçador de Esmeraldas, homens que deram, com bravura e
determinação, o formato que o Brasil tem atualmente. Observaremos ao longo do
percurso o rio Tietê em direção ao interior, chamado pelos índios de rio
Anhembi, que tanto auxiliou na expansão territorial empreendida pelos paulistas
no período colonial. Sua importância histórica e o interesse em sua despoluição
e preservação - até mesmo para garantir futuramente um programa de
abastecimento de água potável à população metropolitana de São Paulo. O Roteiro
dos Bandeirantes é formado por 180 quilômetros. Durante o estudo do meio
visitaremos as cidades de Santana do Parnaíba (Praça e Coreto Maestro Bilo,
Museu Anhanguera e Igreja Matriz Nossa Senhora Sant'anna), Itu (Museu
Republicano Convenção de Itu, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, Praça
central – orelhão e semáforo gigantes, tour pela cidade, compras e almoço) e
Porto Feliz (Parque das Monções - Paredão de Araritaguaba e Museu Histórico e
Pedagógico das Monções). Passaremos pela Estrada dos Romeiros e Estrada Parque
(gruta em homenagem a Nossa Senhora da Glória) durante o trajeto há para cidade
de Pirapora do Bom Jesus onde o leito do rio Tiête se apresenta mais poluído na
rota.
Disciplinas Envolvidas:
·
História
·
Ciências/
Biologia
·
Química
·
Educação
Ambiental
Temas abordados:
·
Conceito
do Roteiro dos Bandeirantes.
·
Histórico
e importância do rio Tietê.
·
Conhecer
o histórico das cidades visitadas e das cidades que integram a rota.
·
Observar
a arquitetura colonial das casas.
·
Principais
personagens.
·
Observar
os aspectos geográficos da região e as culturas desenvolvidas.
·
Produtos
e posturas que poluem o Tietê.
·
Problemas
atuais do rio Tietê.
·
Degradação
e mudanças no Rio Tietê ao longo do trajeto, pontuando a modificação no seu
leito nos trechos urbanos, rural, nascente até sua foz.
·
Processo
de formação das cidades às margens do rio.
·
Barragem
Edgar de Souza, sua função, e entender a interferência humana em um ambiente
natural.
·
Projetos
direcionados a recuperação do Tietê como Projeto Pomar.
· Relevância
da preservação das nascentes, rios e importância da água para todo ser vivo.
·
Ciclo da
água.
·
Poluição
das águas.
·
Conceitos
de reflorestamento, mata ciliar, assoreamento.
·
Papel dos
Bandeirantes na fundação das cidades e expansão do território brasileiro.
·
Desmistificação
da figura do Bandeirante.
·
Aprender
sobre as Bandeiras: Bandeira de Apressamento, Bandeira de Monções, Bandeira de
Metais Preciosos.
·
Conscientização
e sensibilização dos alunos para a relevância da conservação do meio ambiente e
do patrimônio histórico.
Faixa Etária Recomendada: Fundamental I e II e Ensino Médio.
Duração do Roteiro: Período Integral.
Disponível
em: http://www.divertecultural.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&id=36:estudodomeiosp&layout=blog&Itemid=66
Postado por: Karina Flamino Fernandes
AULA FORA
Há três anos a direção da Escola Municipal de
Educação Infantil O Mundo da Criança, localizada na Cohab 2, resolveu mudar a forma de educar os alunos. Para isso, teria que
haver, além da participação dos professores, a compreensão dos pais, já que era
um projeto audacioso. Após várias reuniões, nascia o Projeto “Cultura – Apropriação
que fica”, que tem como objetivo realizar atividades
culturais, dentro e fora da sala de aula.
“Naquela época a maioria das crianças ficavam das 7h30 às 18h na escola, então
a gente precisou fazer algo diferente, para que ela pudesse vivenciar o
conhecimento de uma maneira mais agradável”, explica Dóris Borba Mareth, diretora da escola.
A partir daí, ficou definido que todos os meses, as crianças teriam atividades
diferentes, onde pudessem expor suas dúvidas, que seriam descobertas e
respondidas com os passeios e exercícios. “A nossa ideia é fazer com que,
aquele conhecimento que a criança adquiriu ninguém mais tire dela, e isso é
feito através dela viver um pouco da cultura, do lazer, principalmente fora da
sala de aula”, salienta a diretora.
Um dos passeios, que está marcado para esse mês, é o passeio no shopping. As
crianças terão a oportunidade de poder passear pelas lojas, andar de escada
rolante e no final, tomar um sorvete. Para a diretora da escola, esse é um
momento especial para as crianças: “Essa atividade é fundamental para que essas
crianças possam se sentir um pouco independente, sem a presença do pai, sair
com o amiguinho e olhar as vitrines, conhecer novas pessoas, interagir”.
Outra atividade prevista
é levar os alunos para acompanharem uma competição de hipismo, prevista para
março. Segundo Dóris, os próprios professores também aprendem com essas
atividades: “Eu lembro que nós fomos em uma dessas competições, e a cada salto
a gente aplaudia, e depois ficamos sabendo que só poderia vibrar com o
encerramento da prova, então é um aprendizado para todos”, salienta a diretora.
Mas toda essa atividade também tem o outro lado, o valor educacional. Depois de cada passeio, os alunos retornam para a sala de aula e aí é o momento em que elas tiram todas as dúvidas sobre o que vivenciaram naquele dia.
Mas toda essa atividade também tem o outro lado, o valor educacional. Depois de cada passeio, os alunos retornam para a sala de aula e aí é o momento em que elas tiram todas as dúvidas sobre o que vivenciaram naquele dia.
Parceria
A Escola O Mundo da Criança conta com 200 alunos. A maioria dos pais colabora com certa quantia em dinheiro, para pagar as despesas com transporte, alimentação, ingressos com cinema, entre outros custos. Mas o valor muitas vezes é insuficiente. Para resolver essa questão, a instituição conseguiu uma importante parceria.
A empresa Lavoro – BSMAQ BSBIOS Comércio de Máquinas e Serviços LTDA, Concessionária John Deer para Passo Fundo, irá cobrir até 50% dos gastos com as atividades durante esse ano. “Eu apresento as notas para a empresa, que faz o ressarcimento do valor que lhes compete, e os pais entram com outra parte”, explica a diretora.
A escola também pede para que, as empresas ou pessoas interessadas em serem parceiras do projeto, que entrem em contato com a instituição, através do telefone 3314.5290.
Aprendizado fora da sala de aula
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Postado por: JULIANA ESCOBAR DOS SANTOS
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